dedicação pela vida

"No pior ano da minha vida, pude contar com a Abrace"

Ex-assistida da Abrace conta sua história e mostra como instituição foi essencial em sua vida.

“Em 2001, eu tinha 13 anos e descobri que tinha leucemia”. Essa poderia ser a história de qualquer pessoa que descobriu uma doença grave e estava buscando meios de lidar com ela, mas a Maria Aparecida do Nascimento Silva, hoje com 28 anos, estava no meio de um turbilhão de perdas na vida pessoal: “Meu pai tinha falecido há cinco meses. Minha mãe tinha falecido há um mês e, então, eu descobri que tinha leucemia. Era muita coisa na minha cabeça. Foi muito difícil. Foi o pior ano da minha vida”.

Maria Aparecida estava sem chão e doente. Ela morava em Barreiras, na Bahia, e precisava chegar a Brasília para iniciar um tratamento. Depois de passar pelo HRAN e pelo Hospital de Base, a luz no fim do túnel que ela encontrou foi a Abrace. “Fui acolhida na Casa de Apoio e tratada com muito carinho, porque não tinha onde ficar. A Abrace me ofereceu tratamento psicológico diante de tudo o que eu estava passando, ajudou a comprar os remédios que eu não podia pagar, as passagens para eu ver minha família e até cestas básicas. Isso tudo até os meus 18 anos.”, lembra.

Durante dois anos a jovem ficou na Casa de Apoio e só voltava à Bahia, onde ficava por cerca de uma semana, para rever a família. Foram muitas sessões seguidas de quimio e radioterapia: “Depois desse período, ainda tive que retornar para Brasília de mês em mês, tudo com o apoio da Abrace”.

Hoje, Maria Aparecida está livre da leucemia. Ela se casou, mora em Luiz Eduardo Magalhães (BA), tem 4 filhos e sabe o que faz para complementar a renda de casa? Bonecas de pano. Essa sementinha do artesanato foi plantada dentro da Casa de Apoio, onde a mocinha aprendeu a fazer tapeçaria e bordados. “Estou começando como artesã e as bonecas são minha paixão. Elas servem como peso de porta”, explica.

Quer mais motivos para aprender a celebrar a vida com alegria? Obrigada por fazer parte dessa história, Maria Aparecida.

Maria Aparecida e o marido

Maria Aparecida e o marido

by acls us
Abrace

Endereço:

QE 25, Área Especial I
CAVE. Guará II
Brasília - DF
CEP: 71025-015.
Abrace Saiba como chegar