dedicação pela vida

Enfim, doutores com riso!

Primeira turma de médicos palhaços da Abrace se forma

Com direito a hino nacional, discurso de orador e juramento, 18 médicos palhaços "colaram grau" neste sábado (10/06) no pátio do Espaço Pedagógico, na sede da Abrace.

Cada um entrou com seu padrinho para a abertura da cerimônia. Francisca Venes, avó e madrinha da Dra. Pingo no "i" (Marcele de Fátima, 24 anos), contou que a neta mudou depois de participar da oficina: "Ela ficou muito mais tranquila, estou muito feliz", contou. A própria Marcele diz que está sendo uma grande evolução: "Eu me sentia muita crua, com muita vergonha de falar com as crianças, mas elas adoraram nos ver de palhaços e eu também!", falou a nova médica.

Formatura - Medicos-palhacos 1

No discurso da oradora, Dra. Esquecidinha (Débora Letícia, 18 anos) disse: "Valeu não só a pena, mas a galinha toda", para a alegria geral dos doutores que brincaram com o Dr. Frangolino (Gabriel Barreto, 31 anos), um dos formandos. Ele é veterinário e trabalha na criação de aves. Entendeu o motivo do nome, né!? Mas não teve só palhaçada. A doutora também falou sério sobre a nova profissão: "Ser médico palhaço é reconhecer a criança e a inocência que todos temos ali escondidinhas, já que sem nossos narizes, somos apenas adultos. O objetivo agora é espalhar alegria por todo lugar". A família da doutora estava lá em peso: mãe, avó e tia-avó. "Estamos aqui para apoiá-la, é muito orgulho", contou a mãe Joelma Maria.

Formatura - Medicos-palhacos 2

O juramento da turma ficou por conta do Dr. Dundúnio (Marcos Aurélio, 50 anos): "Prometemos honrar nossos sapatos do 46 ao 48 ao 52 e também limpar nossos narizes após cada apresentação". A plateia cheia de familiares e amigos caiu na risada!

Formatura -Medicos-palhacos 3

A entrega dos diplomas foi especial. Pois é, teve diploma sim! Cada um recebeu seu jaleco com o nome de palhaço bordado e a logotipo da família "Doutores com Riso", criada especialmente para a formatura e que vai seguir o grupo de agora em diante! Cada médico palhaço ganhou também uma maletinha simbólica e um estetoscópio de brinquedo e o mestre de cerimônia declarou: "Outorgados os títulos de doutores palhaços aos senhores, podem colocar seus narizes!

Formatura - Medicos-palhacos 18

E não foi só o nariz que eles ganharam. A Dra. RitaLinda (Bruna Feitosa, 20 anos), também ganhou um noivo. Ela, que estuda medicina, e o padrinho de formatura, Pedro Paulo Calazans, de 23 anos, noivaram durante o curso de formação! "Foi daí que eu tirei a ideia de caracterização do meu cavaquinho", ela revelou mostrando o cavaco com um véu.

Formatura - Medicos-palhacos 5

Para fechar a colação, uma emocionante homenagem aos professores Dr. Ultra (Rômulo Santos Rodrigues, 39 anos) e Dr. Serelepe (Carlos Leal, 45 anos). Teve vídeo com recadinho de cada aluno e interpretações de músicas que fizeram parte do curso de formação. E, claro, não podia faltar o discurso dos mestres que levou eles mesmos e a plateia às lagrimas: "Palhaço de hospital mede as palavras, vai ao encontro de um público que nem sempre quer rir, não expõe, mas transforma o extravagante em belo para alegrar. Quando a atitude é negativa, impossível não ficar frustrado, mas o médico palhaço tem de identificar que aquele não era seu tempo, mas o da criança. Ali, ele lida com a vida e com a morte, pensando 'algumas crianças, eu não mais verei'. Como pessoas normais, os palhaços, que também têm seus problemas e muitas vezes se questionam: 'O que estou fazendo aqui?', mas Deus não chama os capacitados, capacita os escolhidos e, por isso, sabemos: não existe nada mais forte do que um coração voluntário", falaram num discurso dividido.

Formatura - Medicos-palhacos 6

O coração voluntário pulsava em cada detalhe da festa. Moisés Emanuel foi um dos dançarinos que agitaram a pista de dança, ensinando algumas coreografias para os convidados da formatura: "Foi a minha primeira vez na Abrace como voluntário. Muito gratificante fazer parte deste momento. Pretendo voltar outras vezes". Para, o Dj Kazuza (Gildo da Silva), foi impossível dizer "adeus" no fim do evento: "Impossível conhecer e não se envolver. Me prontifico a voltar sempre que a Abrace precisar".

Formatura - Medicos-palhacos 19

O diretor de Gestão de Pessoas, Juliano Lopes, emocionado, encerrou a cerimônia: "O tratamento da criança fica muito mais tranquilo, mais leve quando se tem um médico palhaço por perto. Ele consegue relaxar a criança. Os doutores palhaços auscultam o coração, tiram raio x da alma e aplicam injeções de ânimo, coragem e força de vontade para que a criança e a família sigam lutando".

Formatura - Medicos-palhacos 8

PS: Os próximos passos dos Doutores com riso é organizar horários e começar a trabalhar de forma mais rotineira com as crianças internadas ou que estão fazendo quimioterapia no Hospital da Criança de Brasília José Alencar.

Confira mais fotos do evento:

Formatura - Medicos-palhacos 9

Formatura - Medicos-palhacos 10

Formatura - Medicos-palhacos 16

Formatura - Medicos-palhacos 17

Formatura - Medicos-palhacos 11

Formatura - Medicos-palhacos 4

Formatura - Medicos-palhacos 14

Formatura - Medicos-palhacos 12

Formatura - Medicos-palhacos 15

Formatura - Medicos-palhacos 7

Formatura - Medicos-palhacos 13

by acls us
Abrace

Endereço:

QE 25, Área Especial I
CAVE. Guará II
Brasília - DF
CEP: 71025-015.
Abrace Saiba como chegar