dedicação pela vida

Setembro: mês de conscientizar

Sabia que todo ano chegam cerca de 200 crianças com câncer para fazer tratamento no Hospital da Criança de Brasília José Alencar? E sabe o que aumenta as chances de cura? O diagnóstico precoce! Descobrir a doença cedo, pode ser a determinante entre a vida e morte. O índice de cura chega a 80%.

Por isso, neste mês iniciamos a campanha Setembro Dourado, que alerta sobre a importância do diagnóstico precoce. É o caso do assistido da Abrace Daniel Victor da Silva, de 17 anos. Em abril deste ano, ele começou a ter sintomas de gripe. Procurou um médico, tomou remédio, mas passou a ter também fraqueza nas pernas e uma infecção na garganta, que ficava, a cada dia, mais grave. Ele foi ao Hospital de Base e então, diagnosticado com Leucemia Mieloide Aguda. Agora, 6 meses depois, ele faz tratamento no HCB, e, segundo os médicos, a doença já está controlada.

O câncer em crianças e adolescentes costuma crescer mais rápido e ser mais invasivo. Por isso, é preciso estar atento aos sintomas. Eles podem até parecer ser outra doença, mas exames mais precisos podem ajudar no diagnóstico correto. Alguns deles são: palidez, hematomas, caroços, perda de peso sem razão, inchaços febre, suar demais à noite, dor de cabeça, tontura, perda de visão.

A segunda causa de morte na faixa etária entre 01 e 18 anos é o câncer, perdendo apenas para fatores externos. A presidente da Abrace, Ilda Peliz, esclarece: “a campanha Setembro Dourado é muito importante para que a sociedade conheça os sintomas do câncer infantojuvenil. Pais, avós, tios e professores precisam estar atentos a esses sinais, já que eles se confundem com doenças comuns da infância. Quanto mais cedo for o diagnóstico, mais chances de cura a criança terá”.

by acls us
Abrace

Endereço:

QE 25, Área Especial I
CAVE. Guará II
Brasília - DF
CEP: 71025-015.
Abrace Saiba como chegar