dedicação pela vida

Mulheres são homenageadas pela Abrace no Espaço da Família

Na Abrace, o que há de mais comum é conhecer histórias de mulheres guerreiras, que apresentam nas mãos e no rosto as marcas de uma vida de luta. Mulheres que renunciam carreiras, estudos e tantas outras oportunidades em nome do amor.

Elas enfrentam a rotina de tratamento dos seus filhos, passam horas nos hospitais e são incansáveis. Por isso e, por outras razões, 365 dias do ano são delas, não há dúvidas. Mas, sobretudo, no Dia Internacional da Mulher elas foram especialmente homenageadas no Espaço da Família, local construído pela Abrace para receber famílias em tratamento no Hospital da Criança de Brasília José Alencar - HCB.

“Força – é o que resume a data de hoje. E eu sou uma dessas mulheres fortes. Tive meu filho aos 19 anos de idade, muito jovem. Porém, segui na educação do Pedro Lucas, hoje com 17 anos, com firmeza, sabedoria e amor. E estar hoje, no Espaço da Família recebendo esses cuidados, me fez sentir especial por toda luta que vivi enquanto mãe. Saio daqui mais feliz”, conta Simaria Barbosa.

Dia das Mulheres II

Para demonstrar reconhecimento, respeito e porque não dizer, mais carinho e sensibilidade, foi preparado um dia de spa para as mulheres que passaram pelo local. Elas receberam maquiagem, corte de cabelo, escova e até massagem. Ao final, uma rosa oferecida pela parceira da instituição Delfina Sales, selou a comemoração.

Delfina Sales foi uma das idealizadoras da ação e a Abrace, junto ao Espaço da Família, recebeu a ideia com muita admiração. Ela atuou há quase um ano com a Escola de Música no HCB e conta que poucas vezes viu homens acompanhando seus filhos nas consultas. “A carga maior é das mulheres. Elas se dedicam aos filhos em tempo integral e, muitas vezes, se esquecem delas. O spa exercita a autoconfiança”, observa.

Dia das Mulheres III

O dia da mulher é um marco de luta, de reconhecer o esforço de tantas mulheres ontem e hoje na nossa busca pela liberdade e igualdade social. Então, a ação no Espaço da Família funciona como uma alavanca na autoestima, que fica negligenciada durante o processo de tratamento das crianças.

É o caso da jovem Franciele de Freitas, açougueira, 22 anos, que também recebeu a homenagem. Mãe de Vítor Hugo, de 3 anos, ela passou pelo Espaço da Família e ganhou um dia dedicado à beleza. “Todos os dias, para dar ao meu filho tudo o que ele precisa, lido com trabalho braçal e que exige muito de mim. Desosso suínos e bovinos, dou conta e faço muito bem. Ao chegar aqui, no Espaço da Família, lembrei que posso ser forte e suave. Fui tão bem recebida, de uma forma delicada como mulheres são”, relata.

Dia das Mulheres IV

Para a voluntária Lúcia de Oliveira, mulheres devem enfrentar suas lutas e celebrar suas conquistas juntas. “Então, hoje estamos aqui para unir forças e estender as mãos uma para as outras”, reforça. Assim também confirma a voluntária Heliendy Bomfim. “Fazer parte desse processo de cooperação e compaixão é gratificante. Ser mulher é isso”. Lúcia e Heliendy atuaram pela primeira vez como voluntárias durante esta ação.

Dias das mulheres I

by acls us
Abrace

Endereço:

QE 25, Área Especial I
CAVE. Guará II
Brasília - DF
CEP: 71025-015.
Abrace Saiba como chegar