dedicação pela vida

Comemoração da vida

Em 2018, 11 meninas assistidas tiveram sua festa de 15 anos garantida. A união de parceiros faz com que o evento aconteça na Abrace há sete anos

O filme começou a rodar na cabeça de Itamar Rodrigues. Luzes, câmeras, fotógrafos, convidados, familiares, nada o impediu de voltar ao exato momento em que recebeu o diagnóstico que um tumor ocupava grande parte do cérebro de sua filha, com apenas três meses de idade. Ele lembra de cada detalhe. A expressão do médico, o tom de voz, as palavras. Itamar e sua esposa, Kleuda Fontineles, há 15 anos vencem uma batalha a cada dia para manter Thalia viva. Quem via a menina em um vestido rosa choque rodado, com a coroa prata posicionada na cabeça e meias que imitavam a sapatilha de bailarina, esquecia todas as suas limitações. A valsa tema do filme A Bela e a Fera tocava ao fundo e no primeiro plano pai e filha desenhavam uma dança. Indo e voltando na cadeira de rodas, Thalia segurou, com as duas mãos, a mão de seu pai e sorriu. “Foi uma superação estar ali. Significa que todo o esforço está valendo e valeu a pena”, garante Itamar, o pai.

A cena não foi a única a emocionar na noite. No dia 08 de abril de 2018, 11 meninas tiveram o prazer de desfilar seus vestidos de princesas no salão do La Fiesta. Um grande evento, organizada pelo cerimonialista Cristian Brito, idealizada há sete anos por ele, Fernando Peixoto e Maria Amélia, celebrou os 15 anos das assistidas. Na companhia dos seus pais, irmãos ou familiares elas dançaram a primeira valsa de suas vidas. Em seguida, valsaram também com os militares da marinha.

“Não paro de pensar na festa. Foi tudo exatamente do jeito que eu queria. A sensação ainda não passou”, conta Bianca Dias, uma das debutantes que combate a anemia falciforme desde os sete anos de idade. “Eu nunca imaginei que teria uma festa com um monte de meninas. Não me incomodo de compartilhar, já sonhava em fazer isso. Tornaram-se novas amigas”, explica.

O dia das aniversariantes começou cedo, às 10h30, no Ricardo Maia. As assistidas e as mães foram fazer cabelo e maquiagem com ele e sua equipe. Após a arrumação, Fernando Peixoto chegou com os vestidos para vesti-las e dar os últimos retoques. As mães também ganharam o look do grande dia.

“Fez bem tanto para minha família, quanto para minha filha, quanto para mim. Ficou marcado para sempre”, resume Odete, mãe da Bianca. A mulher tem algumas manchas próximo à boca ocasionadas pelo vitiligo. Isso a incomoda, mas a maquiagem caprichada acabou com o problema. “Voltei ao que eu era antes nas fotos. Dancei, brinquei, tirei o sapato. Ganhei um ano de vida”, relata, imensamente agradecida.

Cristian declara: “é a melhor festa que eu faço no ano.” Ele acredita que é a forma de agradecera Deus pelo seu trabalho. “É muito difícil ter a responsabilidade de mexer com o dinheiro dos outros. Conseguir fazer uma festa onde ninguém está cobrando nada é uma conquista. A gente vai no embalo e quando se dá conta da dimensão das coisas, é gratificante”. O cerimonialista explica como acontece a montagem da festa: ele aborda os parceiros, apresenta o projeto e convida, não faz nenhuma exigência, apenas diz o que precisará. O serviço fica por conta de cada um. “É sempre mais do que eu espero”, confidencia.

A presidente interina, Maria Ângela Marini, concorda. Em seu discurso de agradecimento, ela fez questão de agradecer aos que contribuíram para que o evento acontecesse. Além de ressaltar que a ocasião é uma forma de dar pausa nas batalhas diárias e celebrar a vida. “A ação voluntária e solidária realizada por parceiros amigos da Abrace é a tradução do amor, carinho e respeito que as adolescentes assistidas recebem. A valorização da vida representa para a jovem em tratamento o seu crescimento e a esperança de alcançar um futuro mais feliz!”, pontua.

Se para quem organiza a celebração o resultado é surreal, para quem nunca tinha ouvido falar da ação é uma surpresa ainda maior. “Quando recebi a ligação da Abrace até pensei que era um trote”, diverte-se Kleuda, a mãe da princesa Thalia. “Queria fazer os seus 15 anos, mas como a saúde dela é muito instável, desisti. A própria festa, só me animei duas semanas antes, quando vi que realmente iria acontecer. Tenho certeza de que minha filha é uma guerreira. Quando a vejo com todos os aparelhos invasivos [ela respira por traqueostomia e come por meio de uma sonda GTP] e mesmo assim continua sorrindo, eu sinto que ela é muito mais forte que eu”, afirma a mãe confiante.

Parceiros: Atelier Fernando Peixoto, Banda Sideral, Bella Iluminação e Forração, Cristian de Britto, Dancing, Davi Ramiro, Deise Aviz, DJ Julio Abdala, Quem disse, Berenice?, The Queens Produções, Drogaria Brasil, Fred Ferreira, Janaina V. Souza, Kirsche Calçados, Kleber Macedo, La Fiesta, Loja Puket, Lord, Marcos Araujo Fotos, Maria Amélia Doces, Maxime Noivos e Black Tie, Moura transportes, Nativa Decorações, Paper Cube, Ricardo Maia Hair & Make Up e Stilo Chic.

by acls us
Abrace

Endereço:

QE 25, Área Especial I
CAVE. Guará II
Brasília - DF
CEP: 71025-015.
Abrace Saiba como chegar