dedicação pela vida

Obra do Bloco 2 do HCB é entregue em cerimônia com a presença da Abrace e autoridades

A Abrace é só sorrisos com as novidades do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). Além do certificado de acreditação hospitalar da Organização Nacional de Acreditação (ONA) - reconhecimento adquirido graças à qualidade dos serviços realizados e à segurança do paciente -, o bloco II do HCB foi entregue, neste mês, com uma área construída de aproximadamente 23 mil metros quadrados.

Com previsão de funcionamento até fevereiro de 2019, o bloco II marca o início da entrega do projeto para a efetiva abertura e operação da unidade. Na ocasião, ocorrerão a transferência da Unidade de Pediatria do Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF) para o HCB e o atendimento à pacientes nas novas instalações, com exceção dos que fazem uso do Serviço de Traumatologia.

Com o novo prédio, o hospital aumentará a capacidade de atendimento. Serão mais 202 leitos e uma capacidade de atendimento de até 8.500 consultas médicas, 260 cirurgias de médio e grande porte, 855 diárias de UTI e 500 internações por mês.

Não serão implantadas novas especialidades, mas acontecerá a expansão da oferta de internações hospitalares (clínicas e cirúrgicas). As crianças que necessitarem de transplantes como o de medula óssea, renal e hepático, o HCB criará as condições para as suas realizações. Já os transplantes cardíacos continuarão a acontecer no Instituto do Coração do DF.

Sobre os critérios de acesso ao HCB, eles serão os mesmos. O hospital continuará como unidade de referência especializada, recebendo pacientes encaminhados através do Complexo Regulador da Secretaria de Saúde do DF, sem serviços de emergência. Sendo assim, a criança que for atendida em uma unidade básica de saúde ou hospital da Rede de Secretaria da Saúde do Distrito Federal e que necessitar de consulta especializada, será encaminhada, pelo pediatra, para a Central de Regulação da Secretaria de Saúde.

 

Sobre a inauguração

Além da presidente interina da Abrace, Maria Ângela Marini, o evento contou com a participação do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg e do Secretário de Saúde do DF, Humberto Fonseca, da presidente da Organização Mundial da Família (WFO), Deisi Kusztra, entre outras autoridades do DF e representantes de entidades ligadas às obras de ampliação.

A concretização do projeto do bloco 2 só foi possível por causa de uma parceria entre o Governo do DF e a Organização Mundial da Família (WFO), intermediada pela Abrace.  Na época, Ilda Peliz, soube da experiência que a WFO tem na implantação de estabelecimentos de saúde em diferentes países, aliada ao processo metodológico utilizado para desenvolvimento construtivo, técnico e operacional dos seus projetos e apresentou o projeto do hospital às partes interessadas.

A Abrace foi quem doou para Brasília o Hospital da Criança José Alencar, inaugurado e construído com recursos doados pela sociedade civil e empresas, em novembro de 2011.

 

by acls us
Abrace

Endereço:

QE 25, Área Especial I
CAVE. Guará II
Brasília - DF
CEP: 71025-015.
Abrace Saiba como chegar