Festa de Natal da Abrace une alegria e solidariedade

Texto: Arisson Tavares | Foto: Rosane F. Silva e Nelson Fleury

Publicado dia 11/12/2018 às 23h00min

O brilho da Festa de Natal da Abrace não estava nos pisca-piscas que enfeitavam as árvores. Também não estavam nas estrelas da decoração. O que encheu de luz o Arena Lounge do Estádio Mané Garrincha, no dia 9 de dezembro, foi a alegria das crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer e hemopatias, que curtiram cada detalhe do evento.

E a alegria era tão grande como a tradicional festa, realizada todo ano com apoio de parceiros e voluntários. Cerca de 900 convidados chegaram ao som do grupo Brasília Sopro Sinfônica, que trocou a clássicas canções natalinas por trilhas sonoras bem conhecidas pelas crianças, como as dos filmes Frozen e Os Vingadores. Já que a solidariedade pode ser compartilhada, Guilherme Porto assistiu da plateia a irmã tocando contrabaixo e se sentiu inspirado a participar da corrente do bem. “Eu quero tocar um dia com eles aqui na festa”, disse confiante.

A solidariedade estava presente em cada cantinho do evento. Os brinquedos infláveis, a pintura de rosto, a ilha de vídeo game, a cabine de fotos, a pipoca, o algodão doce, o palco, a água… Tudo preparado com muito carinho para as famílias assistidas. Além disso, 119 voluntários participaram do evento. “Queremos que eles se sintam princesas e heróis”, ressaltou Vangela Martins, do Grupo de Artesãs de Vicente Pires, que doaram mais de 600 touquinhas personalizadas.

Enquanto o bebê dormia com todo conforto, Danúbia Silva Machado acompanhava de longe os outros filhos. Para ela, o apoio dos voluntários traz tranquilidade e as crianças se divertem à vontade na festa. “É muito bom porque eles podem curtir tudo. Deixo eles livres para se divertirem”, conta a mãe.

Um dos momentos mais marcantes da festa foi a chegada do papai Noel, que entrou com os roncos dos motores junto com o grupo Mensageiros Moto Clube. Para o Samuel Nascimento, 12 anos, que é fã de moto, não existia maneira melhor de aparecer do que na garupa e sobre duas rodas. “Foi legal. Eles entraram acelerando. O coração também acelerou”, disse o menino.

Para Polyana Resende, foi a oportunidade de unir a liga da solidariedade. Ela viu uma publicação da Abrace em uma rede social e fez questão de participar do evento para conhecer a criança da foto que, assim como ela, usava uma fantasia de Mulher Maravilha. “Eu fiquei muito encantada. Me ofereci para participar e convoquei outros heróis. É muito amor. A gente mais recebe do que doa. Recebemos muito carinho das crianças. É muito importante trabalhar o lúdico e imaginar um mundo melhor, onde o bem vence sempre. A fantasia vira uma superação para essa batalha diária que elas enfrentam. Afinal, essas crianças sim são heroínas”, destacou.

Essa foi a primeira vez que a Andreia de Fátima Henrique participou da festa. “Ir no hospital todo dia é pesado. Essa festa alivia a tensão”, disse com um sorriso no rosto. Ao lado dos três filhos, ela se deliciou com um saboroso almoço, feito com todo carinho pelos voluntários. “A comida estava ótima. Adorei o estrogonofe”.

Para fechar com chave de ouro, não podia faltar o tão esperado presente de Natal. Entregue de acordo com a idade do assistido, os embrulhos logo eram retirados. O brilho no olhar das crianças e adolescentes era a prova de que a luz não se apagaria depois do evento. “Saindo dessa festa muito feliz. Amei tudo”, disse Cleonildes de Araújo Oliveira, mãe do Tauã, 10 anos.

A Abrace agradece a todos que tornaram essa grande festa possível: Adrianas’s Coffee, BGR, Cadence, Caixa Cênica, Dadinha, Dubem, Dunas Foto Cabine, Embaixada da França, Escola Brasiliense de Fotografia, Help Home, Iacina Café, Instituto Bancorbrás, Jerusa Festas, Kid Game, La Priori, Leonardo da Vinci, Limpex, Mensageiros Moto Clube, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, Moura Transportes, Multitendas, Palco Locação, Panetones Bambina, Patriota Kids, Paulinho Madrugada, Projeto Música e Cidadania, R8, SEDESTMIDH, Sérgio Botelho, Secretaria de Turismo, Smartly, Sr. João Mendes e Magnólia, Sra. Soledade e equipe, Secretaria de Segurança Pública, Taguasul Festas, Tayane, Geisa, Tio André, Tio Orelha, Tô no Jogo, Virgínia Darc, WMed – Carlos Alberto/Flávia, Voluntários, Via Brasília Seguros, Diretores, Voluntários, Equipe da Abrace.